Foto: Mateus Ferreira (Diário)
Santa Maria sediou nesta segunda-feira (14) uma das audiências promovidas pela comissão especial da Assembleia Legislativa criada para tratar da situação das 14 universidades comunitárias do Estado. Entre elas, está a Universidade Franciscana (UFN), onde ocorreu a reunião, que contou com autoridades e lideranças ligadas à educação.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
A audiência foi coordenada pelo deputado estadual Rafael Braga (MDB), autor da comissão especial sob a justificativa de que essas universidades são importantes para o desenvolvimento das regiões, contudo estão enfraquecidas pela redução, gradativamente, de alunos. O objetivo, diz Braga, é encontrar alternativas para fortalecer essas instituições.
— Essas universidades foram estrategicamente montadas e criadas para dar a interiorização à educação universitária e para desenvolver as regiões em todo o Rio Grande do Sul. Com o advento das novas modalidades de ensino, como o Ensino a Distância (EaD), e com a questão pandemia, diminuiu muito o número de matrículas, criando uma capacidade ociosa — afirmou o deputado sobre a atual realidade das instituições, apesar de ter “um corpo docente qualificado”.
Ele acrescentou que Assembleia junto com o governo do Estado e as próprias universidades devem encontrar alternativas para financiá-las. Uma das alternativas apontadas por Braga é a formação de professores da rede estadual, uma vez que há “deficiência” na área, segundo o Piratini tem a demitido em entrevistas.